De acordo com a proposta da disciplina “Competências Docentes para EaD”, do curso de pós-graduação “Formação Pedagógica” do SEG, pesquisei na web sobre “educação a distância”. A partir disso exponho algumas informações que me possibilitaram reflexões. Compartilho com vocês e espero que contribuam com seus pensamentos. Acredito que o conhecimento/aprendizagem nasce da construção e da troca, com a utilização de metodologias variadas! Portanto, vamos utilizar esse espaço para também construir, compartilhar, aprofundar e solidificar nossos conhecimentos!
Inicialmente cabe compreender o que designa “educação à distância”:
Ensino à distância é um modelo de educação no qual o professor e o aluno podem não se encontrar no mesmo local, isto é, podem estar em lugares diferentes, mas, ao mesmo tempo, estar em contato. Isso via utilização de meios técnicos de comunicação. Para se adaptar a este tipo de ensino temos de fazer alguns investimentos, especialmente no que diz respeito ás tecnologias (hardware e software, telecomunicações, etc.).
Os benefícios da educação à distância são a acessibilidade, os horários não fixos, qualidade, iniciativa, evolução, atualização e por fim a partilha de recursos. Com a educação à distância os professores têm à sua disposição recursos como: videoconferência, computadores com ligação à internet, entre tantos outros.
Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com

mLearning (Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com)
A partir dessa temática, uma discussão interessante me foi propiciada no decorrer da pesquisa, com base na chamada “Mobile Learning” (mLearning), como ilustrado na foto ao lado. Essa é a chamada adaptação do e-learning aos desenvolvimentos tecnológicos em telemoveis. É a adaptação do Distant Learning (dLearning) às novas tecnologias de comunicação em rede e ao desenvolvimento da Internet.
O mLearning é a denominação dada à junção de formação através de dispositivos móveis. Assim, torna-se possível aprender em locais onde não é possível transportar um computador, ter uma ligação à Internet, ou simplesmente onde não é prático usar o computador.
O aluno pode solicitar a consulta de um determinado conteúdo que necessita usar naquele preciso momento, bem como as atualizações que os docentes fazem constantemente.
Os alunos podem, ainda durante uma viagem de férias ou durante a sua viagem da escola para casa e vice-versa aproveitar esse tempo para estudar, adquirindo assim conhecimentos e aproveitando o seu tempo. Ou seja, já não e necessário um portátil para conseguir acompanhar ou continuar um trabalho pendente, pode usufruir de um estudo em espaços curtos.
Fonte: http://ensinodistancia.wordpress.com
Com essa definição, cabem reflexões: Tal ferramenta auxilia de fato a aprendizagem? É possível construir o conhecimento utilizando essas ferramentas? Quais dificuldades podemos encontrar ao utilizá-las? Como proceder para minimizar tais dificuldades?